Administrar um condomínio não é um trabalho fácil e precisa de muita organização, seriedade e dedicação. Mas a gestão pode ser auxiliada por diversas ferramentas e equipamentos que ajudam a controlar as atividades financeiras, acesso a áreas comuns e comunicação entre os condôminos.
Confira, a seguir, 4 tecnologias para o síndico que fazem toda a diferença na administração de um condomínio:
Software de gestão
Adotado em grande escala por empresas, o software de gestão também pode ser aplicado de forma eficiente na administração de condomínios. O principal objetivo do programa é disponibilizar informação a todos os moradores de forma rápida e eficaz.
As funções disponíveis no software são: espaço para disponibilização de atas de reuniões e comunicados, bate-papo interativo, calendário, ferramenta para reservar o uso de áreas compartilhadas como salão de festas e churrasqueira, disponibilização de boletos para download, entre outras ferramentas.
Dessa forma, tanto o síndico como os moradores conseguem controlar melhor o pagamento da taxa de condomínio, evitam confusões na hora de utilizar as áreas comuns e conseguem tomar conhecimento dos assuntos discutidos em reuniões e dos eventos, obras e mudanças que acontecem no local onde moram.
Site para condomínios
Outra forma de gerir a administração do condomínio de maneira moderna é criando um site exclusivo para uso dos moradores. Ele serve como um software de gestão, com algumas funções a menos para controle financeiro.
Assim como o software, no site as pessoas podem se informar de tudo o que acontece no condomínio, organizar a agenda de reservas do uso das áreas comuns, fazer download de boletos, etc.
Acesso por reconhecimento biométrico
A segurança do condomínio também pode ser beneficiada pela tecnologia. Atualmente, os síndicos que desejam modernizar e tornar o edifício ou condomínio residencial fechado cada vez mais seguro para os moradores podem instalar equipamentos que reconhecem as pessoas pelas suas digitais e face.
Muito mais seguro do que os que usam senhas ou cartões para acesso, o sistema também oferece a função de porteiro digital e monitoramento remoto em que os visitantes que não possuem cadastro biométrico são fotografados ou filmados e a imagem é enviada para o celular dos moradores que permitem ou não a entrada dos visitantes.
Medidores de água via radiofrequência
Outro problema que geralmente atormenta os síndicos é a aferição do consumo de água e vazamentos e perdas de recursos hídricos.
Para ajudar a controlar e minimizar as dificuldades relacionadas ao consumo de água no condomínio, existem medidores via radiofrequência desenvolvidos para uso sem cabeamentos e fiação que permite a aferição remota em todas as unidades do condomínio, contando com uma válvula de corte para imóveis que estiverem inadimplentes e indicando se houver vazamentos. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro.
Depois de conhecer essas tecnologias para o síndico que auxiliam na administração de um condomínio, avalie quais delas podem ser adotadas no seu conjunto habitacional e usufrua de maior organização, segurança, eficiência em comunicação e qualidade de gestão.
Gostaria de receber mais dicas como essas? Assine nossa newsletter!