Reconhecimento Facial no Controle de Acesso

Novas tecnologias têm sido desenvolvidas para tornar a experiência do cliente mais agradável e aumentar a segurança dos espaços. 

O reconhecimento facial é a evolução da segurança, e sua utilização cresce cada dia mais para estes e outros fins.

Seu funcionamento se dá por meio da leitura de pontos particulares que estão presentes no rosto das pessoas, chegando a um resultado seguro de identificação facial. Esse resultado é comparado a um banco de dados e…PRONTO! Está feito o processo básico dessa tecnologia.

Empresas de todos os portes buscam soluções eficientes de segurança e privacidade para seus clientes e colaboradores, por isso o reconhecimento facial está sendo bem aceito. O seu uso pode ser atrelado ao controle de acesso, vigilância automatizada, autenticação de identidade, coleta de dados ao vivo, análise de tráfego, tempo de espera, e o mais recente, para ações de prevenção e protocolos de segurança para o combate a Covid-19.

No contexto da pandemia e da necessidade de uso de máscaras e distanciamento social, empresas podem utilizar a tecnologia para controle de uso de EPI´s por clientes e funcionários, e controle de acesso do espaço físico onde estão inseridos. Neste novo cenário, a inteligência artificial é um multiplicador de forças.

Com a implementação da tecnologia para identificação de identidade por meio do reconhecimento facial e analítico de vídeo, o número de fraudes pode diminuir drasticamente nas empresas.

Apesar dos benefícios, o reconhecimento facial ainda carrega um estigma negativo em relação à privacidade. Mas é importante desmistificar essa ideia. Empresas idôneas que usam esse tipo de tecnologia utilizam bancos de dados fornecidos pelos clientes, com prévio opt in do usuário e com possibilidade de configurar a anonimização dos dados.

Reconhecimento facial é confiabilidade, tecnologia e experiência.


Fale conosco