Como as redes sociais estão ajudando na comunicação de moradores?

As redes sociais vieram para ficar. O desenvolvimento das comunicações e a popularização da internet causaram uma verdadeira revolução na forma como as pessoas se relacionam, trocam informações e até mesmo se organizam. O mundo está permanentemente conectado e isso pode ser uma grande vantagem na comunicação de moradores de um condomínio.

Além das grandes redes sociais, como Facebook, Twitter ou Instagram, hoje já se conta com microrredes como o whatsapp ou opções restritas e específicas, criadas para grupos ou comunidades fechadas. Ou seja, está se tornando cada vez mais comum a criação de redes sociais direcionadas apenas para os moradores de um condomínio, por exemplo.

Levando em consideração o crescimento dessas redes sociais na vida e na comunicação de moradores, mostraremos 4 grandes vantagens que um síndico pode ter ao utilizá-las. Confira!

Agilidade

Uma das grandes dificuldades dos condomínios é a burocracia e demora na resolução de problemas. Desde a necessidade de esperar pela reunião de condôminos, até as dificuldades de ter as queixas registradas, tratadas e resolvidas.

Uma rede social do condomínio possibilita diminuir o tempo para se resolver essas questões, otimizar a tratativa das reclamações, colocar em discussão assuntos menores que não precisam, efetivamente, esperar uma reunião. Isso aumenta a agilidade nas questões administrativas.

Transparência

Nem sempre os condomínios prezam por transparência. Não por má-fé, mas pela dificuldade de divulgar e manter disponível todos os registros administrativos, fiscais, judiciais, trabalhistas, dentre outros.

Uma rede social pode servir para criar tópicos, fóruns, apresentações e arquivos em que estarão, em tempo real, os diversos atos administrativos, fiscais e financeiros referentes ao condomínio, além de permitir que se possa avaliá-los, verificá-los e, por fim, opinar sobre as despesas e destinação de recursos.

Comunicabilidade

A vida moderna acaba tornando as pessoas cada vez mais apressadas e também distantes até mesmo dos vizinhos. Perde-se o senso de comunidade, ao se desconhecer aqueles que moram ao lado.

Os relacionamentos podem se estreitar com o uso da tecnologia e das redes sociais, criando uma cultura maior de comunidade e união no condomínio, o que fortalece a participação e interação. Além das questões administrativas, os condôminos podem conversar entre si, fazer anúncios, convites, propor negócios e trocas, além de compartilhar informações ou mesmo trivialidades.

Flexibilidade

As relações e as formas como um condomínio se organiza costumam ser muito rígidas e, em razão disso, demoradas. Convocações, votações, avisos gerais, resoluções de queixas são alguns exemplos de como o sistema pode ser engessado e demorado.

O uso de redes sociais pode trazer mais flexibilidade na forma de tomar essas decisões. Formas de fazer queixas anônimas (visíveis para todos mas identificáveis apenas para o síndico), votações online de questões importantes, quadro de avisos virtuais, meio de fazer convocações para reuniões e assembleias, disponibilização do Regimento Interno e Convenção de Condomínio são algumas possibilidades de como uma rede social pode ajudar na comunicação de moradores.

Essas foram 4 das vantagens que as redes sociais oferecem na comunicação de moradores. Para se manter informado sobre essa e outras novidades para a vida e administração de condomínios, curta nossa página no Facebook, siga nosso LinkedIn e assine nosso canal no Youtube!​